TPZ Fuchs





Modelo 1:6 de escala, do blindado de transporte de pessoal TPZ Fuchs. Este veiculo foi desenvolvido em 1979 pela empresa Rheinmetall para o exercito alemão. Modelo construído na sua maioria com recurso à impressão 3D.


Desenho 3D;


Impressão das peças;



Colagem e aparafusamento das peças;




"Template";


E estudar a suspensão;


Agrafos;


Regularização das superfícies;




Blocos de suporte à suspensão;



Colagem dos suportes e betumagem das uniões;




Estudo da suspensão;




Fabrico das caixas de transmissão, realizadas pelo David Moreira com auxilio de uma CNC;











Caixas fixas no local e início da reparação dos danos criados na sua instalação;


Superfícies regularizadas;



Gabarito criado com o objetivo de conseguir um furo reto para acomodar os eixos de direção;





Copos de lubrificação das mangas dos eixos de direção;



Retificação de alguns pontos;


Correção da zona dos faróis dianteiros;




Detalhes que irão ser fabricados para a traseira do modelo;


Instalação;





A correção do desenho dos faróis necessitou de uma abordagem mais drástica e resolvi retificá-los completamente;














Este veiculo tem um acesso lateral que no modelo após impressão aparece apenas riscada no plástico. Este é um pormenor que pretendo melhorar;









Alguns pormenores adicionados na frente;



Pintura da parte inferior;


Linhas de soldadura;



Montagem dos braços de suspensão após terem sido pintados;


Pintura das jantes e algumas alterações no sistema de braços;


Bancadas dos servos de direção;



Fixação dos apoios dos amortecedores;



Instalação dos amortecedores;


Corte e soldadura da união dos "dogbones", para terem diâmetros diferentes nos topos, algo que não se encontra comercialmente e que neste caso foram feitos pelo David Moreira;




Após primário e pintura dos "dogbones", estes são colocados no local e tratando-se das peças finais de toda a parte relacionada com transmissão, suspensão e direção, dá-se por concluída esta parte;



O modelo é finalmente colocado na sua posição;




Impressão e tratamento dos tampões das rodas;



Desenho e impressão de mais algumas peças que vão integrar a parte traseira;



Pintura dos centros das jantes;



Gabarito utilizado para marcação da zona de instalação dos faróis;



Corte e posicionamento;



Colagem, betumagem e primeira passagem de lixa;